Cavaleiros entraram em pista para dar início à solenidade de abertura da final do Freio de Ouro, às 12:30, quando um público de aproximadamente 20 mil pessoas assistia atenta a performance dos animais e ginetes que transportavam as bandeiras. Após o desfile, foram hasteados os pavilhões, ao som dos hinos nacional e riograndense cantados em couro pelos espectadores. A solenidade contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, do secretário estadual da Agricultura José Carlos Machado, entre outras autoridades recebidas pelo presidente da ABCCC Roberto Sidnei Davis Júnior.
Após uma acirrada competição, tendo diversas alternâncias de posições, o baio Matreiro do Itapororó, criação de Nestor de Moura Jardim Filho e exposto por Marcelo Amaral Moraes, da Cabanha La Castellana, de Santiago, RS, conquistou o Freio de Ouro 2009, tornando seu ginete, José Fonseca Macedo, tri campeão da prova. O cavalo subiu de posição após realizar a mangueira da segunda fase da prova, que somando com as notas de Bayar/Sarmento e paleteada, atingiram a pontuação final de 20,584.
Como fato inédito na última etapa da prova de campo, os dois animais que chegaram na ponta para realizar a paleteada, Matreiro do Itapororó e Los Hermano Cimarron, tinham como ginete Zeca Macedo, tendo então o mesmo que passar as rédeas de Los Hermano Cimarron, para seu auxiliar Dedé, que infelizmente, não teve um bom desempenho e acabou caindo para sétima posição.
Outra mudança na prova foi a colocação de Butiá Olodum, que terminou a primeira fase em primeiro lugar, porém acabou ficando com a décima colocação.
O Freio de Prata, segundo lugar na classificação, foi para Pampa de São Pedro, que tem como criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, da GAP São Pedro, de Uruguaiana, RS, montado por Lindor Collares Luiz, somando a pontuação de 20,488. Pampa de São Pedro, entre os machos, fez a melhor prova de mangueira neste domingo, obtendo média de 16,169.
Senhor de Santa Tereza, que já havia sido Freio de Ouro em 2007 e Prata no ano passado, conquistou este ano o Freio de Bronze, sendo montado por Daniel Marim Teixeira. O animal é de criação de Mário Tavares Móglia e foi exposto por Marcelo da Costa Gamborgi, da Fazenda Capão da Lagoa, de Cidreira, RS, atingiu a pontuação de 20,488 e havia sido classificado na FICCC.
Com informações da ABCCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário