sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MOUSE E TECLADO SÃO AS ARMAS DE HOJE

Por João Cléber Caramez

              A sociedade contemporânea vive um momento muito interessante. Passamos pela fase inicial do contato com certas tecnologias como a internet, para outro ponto que é o desenvolvimento dos conteúdos que são veiculados. Com isso, cresceu a oportunidade de mostrar ao mundo, a nossa cultura e o que se faz por aqui. As informações sobre o nativismo e outros assuntos que envolvem os aspectos regionais ganharam espaço nas páginas online e se expandem de diversas formas, seja pelos blogs, pelo twitter ou sites mais elaborados. Ainda temos a oportunidade de ouvir o programa que gostamos pelas web rádios. Dessa forma, fico muito satisfeito pela criação do blog UCS FM nos festivais. Os amigos de Vacaria tem propriedade para falar sobre o assunto, já que fazem a cobertura de diversos festivais pelo estado e também fora dele.  

             Esse é um fator importante: para fazer um trabalho de qualidade é necessário que se tenha conhecimento e experiência no assunto. Com o crescimento dos veículos que tratam sobre o nativismo, aumenta o interesse das pessoas, mais público comparece e os festivais se fortalecem. Se a veiculação pela imprensa cresce, os patrocínios e apoios também crescem, o que propicia a participação de grandes músicos, composições de qualidade e aumento do espaço para as revelações. Aqui em Santa Cruz do Sul, o trabalho desenvolvido através do blog De terra, campo e galpão e pelos programas em uma rádio local tem frutificado. As iniciativas cresceram em torno do nativismo (percebemos pelo crescimento da Manoca, o festival da cidade, e ainda com bons shows na Semana Farroupilha) e que acabam refletindo no tradicionalismo, já que o público tem participado mais das entidades e também há maior mobilização para o Enart, que fica na cidade, no mínimo, até 2012.

             Nosso principal objetivo é fazer algo diferente, tentar levar ao maior número de pessoas o que está acontecendo no nativismo e lutar sempre por esse ideal com nossos mouses e teclados. Não há dúvidas, que os parceiros desse novo veículo tem muito a acrescentar para o crescimento da cultura gaúcha.

Colaboração de João Cléber Caramez - acesse: deterracampoegalpao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário