quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NESTE DOMINGO ACONTECE A 4ª MANOCA DO CANTO GAÚCHO

Acontece neste domingo, dia 06, com a cobertura da UCS FM, a 4ª Manoca do Canto Gaúcho de Santa Cruz do Sul. O festival, inciado no ano de 2004, surgiu através da iniciativa de um grupo de acadêmicos quando da realização das rondas da Semana Farroupilha da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNICRUZ). Estas rondas tiveram a coordenação dos acadêmicos Paulo Moraes, Giovanni Muller e Rovani Morales, tanto que até mesmo este nome já havia sido cogitado na época (Manoca), porém não se concretizou devido os mesmos terem concluído seus cursos ou se afastado da entidade. Anos mais tarde, a Manoca do Canto Gaúcho teve seus primeiros passos de criação, mais precisamente em setembro de 2004, quando os idealizadores do evento, Rovani Morales e Sergio Sodré Pereira, julgaram importante este tipo de manifestação em Santa Cruz do Sul. A realização deste seria a concretização do sonho de muitos tradicionalistas e apreciadores da música autêntica do Rio Grande do Sul. Reverenciar a História através da música, com os hábitos e costumes do povo do Rio Grande do Sul, bem como, promover a integração de artistas nativistas com a comunidade, foi o principal objetivo da criação do festival.

Redação – Leonardo Silveira
Com informações da Associação Cultural Pró-Rio Grande

CONFIRA OS JURADOS DA 4ª MANOCA DO CANTO GAÚCHO

Tiago Abib

Natural de São Gabriel, residente em Porto Alegre. Instrumentista, compositor e arranjador. Atuante em festivais, onde acompanha grandes nomes da nossa música. Premiado em grande parte de nossos festivais como, Coxilha Nativista, Estância da Canção Gaúcha, Vigília do Canto Gaúcho, Escaramuça da Canção Nativa, Ponche Verde dentre tantos outros como melhor instrumentista.




Diego da Silveira Moura
Natural de Encruzilhada do sul, formado em farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, onde reside a oito anos. Integrou a organização da 2ª Manoca do Canto Gaúcho, sendo que 3ª edição foi um dos coordenadores e presidente da Associação Cultural Pró Rio Grande. Crítico e comentarista de festivais, preocupa-se com a essência da música campeira e o respeito e valorização as coisas do campo.




Joel de Freitas Paulo
Natural de Rosário do Sul.Poeta, compositor e radialista laureado em diversos festivais do estado, tendo participado premiações de 1º, 2º e 3º lugares, além de música mais popular, melhor poesia e melhor tema campeiro em festivais como Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, Sentinela de Caçapava do Sul, na Gauderiada da Canção Gaúcha de Rosário.
Como jurado já atuou nos festivais Campo Encanto de Itaqui, Bicuira de Rio Grande, Flete de Santa Margarida, dentre outros. É membro da confraria de resgate histórico do RS, destacando como estudioso de assuntos riograndenses. Produtor e apresentador dos programas Chasques e Cantigas, Mateando e Pelos Domingos 1º e 2º Aparte pela rádio Marajá AM de Rosário do Sul.


Clenio Bibiano da Rosa
Natural de Cachoeira do Sul iniciou sua vida musical em 1990. Desde então iniciou sua participação em festival do gênero nativista. Hoje exerce como profissão: professor de violão e canto. Também cantor intérprete, compositor, arranjador e produtor artístico. Possui mais de 30 trabalhos gravados em festivais e discos com parcerias. Já foi premiado em festivais como, Vigilia do Canto Gaúcho, Encontro Costeiro de Lajeado, Cante uma Canção a Vacaria, Pealo do Canto e Verso Sulino, Manoca do Canto Gaúcho, Ramada da Canção, Capela da Canção, Escaramuça da Canção, entre outros eventos regionais, nacionais e internacionais.




Antonio Gringo
Natural de Rodeio Bonito, RS. Músico, cantor, instrumentista e compositor. Fundador do Grupo Antonio Gringo e os Quatro Ventos, com quem tocou fandangos pelo sul do Brasil. Participou em inúmeros Festivais de Música Nativa onde recebeu premiações incontáveis, com músicas autorais e também com parcerias. Empresta sua arte para cantar a preocupação com o meio ambiente, com a vida do Planeta. Permanentemente preocupado com a música de raiz, tanto no resgate como na criação. Durante três anos e meio foi apresentador do Programa Povo Gaúcho na TVE-RS. Recentemente gravou um CD na Argentina, com um importante apanhado de chamamés, com parceiros brasileiros e instrumentistas argentinos. Atualmente Antonio Gringo além de fazer shows, é co-produtor de um programa de cultura popular que vai ao ar pela TV Aparecida para todo o Brasil, o Programa VIDA NO SUL.

Com informações da Associação Cultural Pró-Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário